New classmates and World Cup

     Depois de duas semanas de aula no advanced class eu vou poder contar um pouco sobre as aulas,professores e meus classmates . “Difícil” , essa é a palavra que resumi o advanced class, porém, estou aprendendo muito mais do que no upper intermediate. A diferença entre as duas salas é gigantesca. Tudo no avançado é mais difícil, principalmente o listening, é preciso escutar umas três vezes para poder entender certas palavras e o assunto que se trata. Os professores dão textos que você até consegue entender de boa, porém com muitas palavras novas e que as vezes só são usadas para falar especificamente sobre tal assunto, então todos os dias eu aprendo algo novo, seja alguma regra da gramática ou apenas palavras para acrescentar no meu vocabulário. Resumindo, estou gostando muuuuito, e mesmo faltando 1 mês para acabar meu curso, sinto que vai ser um mês de muito aprendizado e que vai fazer a diferença mais para frente.

     Meu medo de mudar de sala era por causa dos professores, eu gostava muito dos anteriores e tinha medo dos próximos não serem tão bons, porém os professores são ótimos, não tenho do que reclamar, sem palavras, no primeiro dia de aula já estava simpatizado com eles. Com meus colegas de sala não foi diferente, parte deles já considero como meus amigos. A sala está do jeito que gosto, um mix de nacionalidades e culturas. Temos pessoas do Brasil, Itália, França, Suíça, Alemanha, Venezuela, então fica um clima bem bacana na sala. 

Imagem

ps: nosso professor não é um bom fotógrafo, rs

     Copa do mundo!!! Uma das melhores experiência que estou tendo aqui em Dublin. Morando no Japão era meio difícil de acompanhar os jogos da copa, e mesmo quando eu conseguia ou assistia sozinho ou com meus pais. Então aqui, o primeiro jogo do Brasil na Copa foi algo que marcou meu intercambio. Eu assisti num pub, lotaaado de Brasileiros, porém, fiquei com os amigos numa parte “VIP” haha, VIP porque os outros lugares estavam tão lotados que não daria para ver legal, ainda mais que estávamos em mais ou menos 10 pessoas. Não ficamos na muvuca, mas ficamos num ponto estratégico, pois era onde ficava a porta para a cozinha, isso signifIca que quando vinha a comida nós éramos os primeiros a atacar, bom né? O lugar não era tão grande, mas pagamos 5 euros para entrar com direito a um Drink e aperitivos durante o segundo tempo. Na boa, pagar 5 euros para tomar uma Caipirinha e comer uns salgados enquanto assisti o Brasil jogar é bom demais.

     O que mais me impressionou foi ver os brasileiros unidos, Dublin a noite só dava verde e amarelo, na porta dos pubs, na rua, aonde você passava você via brasileiros. Pessoas passavam do nosso lado na rua e dizia “ go Brazil” , e cada vez que ouvia essa frase eu abria um sorriso de felicidade. Eu sei que tem gente que é contra a Copa no Brasil, eu mesmo achava que o Brasil não estava preparado para uma Copa do mundo, porém “vai ter copa sim” e está tendo, e estou torcendo para a nossa Seleção. É difícil explicar o que sentimos num jogo da seleção, o nervosismo começa quando soa o apito, depois vem aquela alegria quando fazemos o gol, ou a tristeza que quando levamos um, e o tempo todo torcendo como se estivéssemos no estádio e gritando como se fossemos o técnico da seleção, e quando acaba e o Brasil ganha vem aquele alívio e um gostinho de quero mais, rs. Eu já estou ansioso para o próximo jogo (terça-feira) e espero que seja ainda melhor que o anterior. Dessa vez vamos assistir o jogo no Dtwo Night Club, se alguém que está aqui em Dublin quiser se juntar a nós é só aparecer lá, vai ser demais. O primeiro jogo foi no Oil Can Harrys, eu super indico, e os próximos vamos tentar assistir em outros pubs. Se alguém tiver alguma sugestão… Por favor. 

     É isso, desejo a todos uma ótima semana e vamos todos juntos torcer para que a nossa seleção seja campeã mais uma vez.

    Abração do Bruno .

 

 

Anúncios

Um passo de cada vez

Hoje o post vai ser meio boring, mas estou muito feliz.

No Japão, quando comecei, eu estudava uma vez por semana e durante uma hora e meia apenas. Aqui eu estudo três horas e quarenta minutos cinco dias por semana. Comecei aprendendo o alfabeto, depois os números, e o tempo foi passando até que, hoje estou morando na Irlanda, mas até chegar onde cheguei foi difícil. Enfim, quando cheguei aqui meu ingles era mais ou menos então acabei entrando no upper intermediate ( intermediário avançado), apesar de eu achar que meu o meu nível era apenas intermediário. No começo foi difícil, claro, ainda mais com o sotaque irlandês, porém agora eu consigo entender e me comunicar quase que normal.

Durante todo esse tempo eu aprendi muita coisa e eu mesmo consigo perceber o quanto evolui, principalmente no speaking. Sexta-feira foi um dia especial para mim, pois recebi a notícia que estaria mudando para o advanced, e fiquei muito feliz, pois passar para o nível avançado era minha meta desde quando decidi fazer o intercambio , mas ao mesmo tempo fiquei triste por saber que não teria mais aulas com os professores que tanto gosto. Desde o começo eles sempre preocupados em saber se estávamos aprendendo, o que eles poderiam mudar para melhorar, sempre preocupados com a gente em um modo geral, não somente com o nosso aprendizado. Eu sei que muitos dizem que é o trabalho deles , mas eles são mais que professores para mim, são amigos e que eu só tenho o que agradecer. Se hoje cheguei onde cheguei foi graças a eles.

Subir de nível é importante para mim pois tenho uma meta que é ser comissário de bordo e trabalhar para a Emirates, onde o inglês é essencial. Hoje, sinto esse sonho mais e mais próximo de se realizar. Sei que falta muito ainda, mas ainda tenho quase 2 meses de curso e muito para aprender e claro, vou dar tudo de mim. Amanhã é o grande dia. Professor novo e novas amizades. Estou nervoso e ancioso ao mesmo tempo, mas sei que vou me acostumar rápido e logo estarei aqui falando sobre eles.

O post é curto, só queria mesmo poder compartilhar com vocês esse grande passo na minha vida, mas prometo caprichar no próximo. E se vocês quiserem algo em especial, deixe seu comentário aqui embaixo. É isso, um abração a todos.

ImagemImagem

I’m grateful for all you’ve done for me. Thank you 🙂

Summer time

20140521-223501.jpg

Dez e meia da noite e está claro ainda, esse é o verão maluco aqui de Dublin. Fico lembrando de quando eu era criança (como se fosse milênios atras, kkk) e pedia pra minha mãe deixar eu sair brincar e ela dizia: escureceu voce vem pra casa hein. Sete e meia já tinha que estar em casa e eu se chegasse atrasado ficava de castigo kkk bons tempos #saudadedesercrianca

I remember when I was a kid, I used to go out to play football with my friends and my mom always said I should get home before it gets dark. Haha I can’t imagine how happy I would be if I could play with my friends until 22:30.

Guinness Storehouse, Wax Museum, The Living Room and Dicey’s

     Esse final de semana foi demais então não poderia deixar de contar para vocês. Vamos lá?

     Sexta-feira normalmente é um dia sem graça para mim, mas essa sexta foi muito show. Logo de manhã fui até a imigração saber mais sobre a troca de visto (papo que andou rolando no face e outras fontes), mas como não da pra ficar confiando em tudo que você lê na internet, eu e meu amigo preferimos ir lá pessoalmente pois caso fosse pra trocar a gente já trocava na hora, mas não foi preciso. O novo cartão é só para as pessoas que vão renovar o visto, para nós que pegamos agora o GNIB podemos continuar com o mesmo. Enfim, bom para gente. Como já havia passado das nove da manhã, a gente não foi para a primeira aula, sem contar que estávamos sem material, sem nada, então ficamos perambulando pelo centro, comemos no subway, um cafezinho no starbucks até dar onze horas. Onze horas fomos para a segunda aula. Toda sexta-feira é dia de apresentação (como eu já havia dito no post sobre minha escola) que é na verdade um seminário de cinco minutinhos falando sobre o que você quiser, bem de boa. A nossa escola faz pequenas excursões durante a semana como museus, parques, pubs, e sexta-feira foi dia do museu da Guinness.

     Vou ser sincero com vocês, é meio chato, mas tem algumas coisas que são interessantes. Se fosse para eu dar uma nota eu daria 7.0, mas depende de cada um. Se você estiver aqui eu aconselho você a ir, é chance única, mas nunca vá sozinho, vá com três ou mais amigos que eu garanto que vai ser legal haha. Enfim, vimos todo o processo de como é feito a cerveja, e confesso que o que mais me chamou a atenção foi a parte de Hogwarts (Oi???) infelizmente só vai saber quem for, kkk. Três coisas valem a pena no museu. A sala de degustação é a primeira delas, onde você vai conhecer e poder sentir os aromas compostos na cerveja individualmente e claro provar a Guinness. A segunda é você fazer sua própria pint de Guinness, eles te ensinam passo a passo e você faz, e junto com a cerveja você ganha um certificado que não serve pra nada a não ser ficar de lembrança. A terceira é o bar que fica no ultimo andar com vista 360 graus para a cidade, simplesmente demais. Quando você paga a entrada do museu eles te dão um voucher que você vai escolher entre fazer sua pint no andar inferior ou trocar por uma pint no ultimo andar e apreciar a vista enquanto toma sua Guinness. Então resumindo, vale a pena conhecer.

ImagemImagemImagemImagem 

     Sábado foi dia de museu de cera. Esse foi por conta própria mesmo e foi bem legal. O museu não é grande, mas foi bem divertido. Não tenho muito o que dizer sobre. Como foi a primeira vez que fui num museu de cera, eu fiquei encantado. Sao quatro andares com temas variados, famosos, fantasia, terror, figuras históricas, etc. Não vou falar muito sobre o museu, vamos para o próximo.

 ImagemImagemImagemImagem

     Sábado a noite foi dia de futebol, então fomos num pub (The Living Room) no centro para torcer, eu para o Barcelona e meu amigo Japones para o Arsenal. O Barça nao deu muita sorte e perdeu para o Atlético de Madrid, já o Arsenal fez uma partida incrível e mais incrível ainda foi a comemoração da galera no pub. Assistir aos jogos no pub é coisa de outro mundo e o pessoal sabe respeitar uns aos outros, isso é o mais legal. Na copa do mundo quero assistir pelo menos um jogo lá, de preferência a final para eu poder “we are the champion” kkk

     Para finalizar, domingo fomos para balada (Dicey’s) , mas de domingo a balada não é tão badalada. Tem um lugarzinho para quem gosta de dançar, tem a área VIP, e tem uma área a céu aberto onde você pode ficar conversando com seus amigos, mais sossegado. A pista de dança não é aberta aos domingos.A Pint é €2.00 e a entrada é free antes das sete, então você não gasta muito. Os Brasileiros lá são a maioria kkk normal. É um lugar bacana para ir e curtir com os amigos, mas de vez enquanto. Claro que tem muitos outros lugares melhores, sem contar os pubs, mas esse é o mais acessível para quem não quer gastar muito.

ImagemImagemImagem

     Bom, é isso, esse foi o meu final de semana. Agora é estudar e tentar achar um trampo. Para quem mora no Japão e trabalha em fábrica, esse negócio de fazer C.V é um saco kkk, mas graças a Deus o meu está pronto e já posso e estou encaminhando para as vagas que encontro. Se alguém tiver alguma sugestão ou puder me ajudar, eu agradeço desde já. Mas é isso, uma boa semana a todos e aguardem o próximo post.

Abraçao do Bruno

     “Thank you guys for the last weekend, it’s really nice. I promised that I would write something in English for you and here I am. Dublin is a really nice city, but I wouldn’t have had those amazing experiences to share if I hadn’t met you guys, so thank you for everything. Unfortunately, I know that someday I will miss you all, but I hope I will have enjoyed every moment until then”

My classmates

     O verão chegou e a chuva não para. O verão aqui é coisa de louco. Uma que o verão aqui não chega nem a 30 Graus, e outra que escurece lá pras 10 da “noite”. É muito estranho pra nós que estamos acostumados com calor e 19:30 já estar escuro, mas sabe que eu até que gosto 🙂 Mas vamos lá, vou contar sobre meu final de semana da semana passada e meus classmates. 

Imagem

     Semana passada, sábado dia 3’de maio foi o dia de compras. Depois que cheguei aqui não comprei quase nada, a não ser um cinto e a camisa da seleção brasileira que por sinal achei bem barato. Pois bem, resolvi comprar umas camisas e um cinto novo pois já estava enjoando das minhas roupas, toda semana as mesmas roupas, uma hora cansa. Quando eu digo compras parece que passei o dia em lojas, mas na verdade foi coisa de 1 horas apenas kkk. Fomos na Forever, H&M, River Island (acho que era esse o nome) e por final, na querida Penneys. Na River Island eu comprei um cinto do Superman que eu gostei muuuuito, e 2 camisas e uma camiseta na Penneys. E foi isso, sábado de compras.

     No Domingo fomos até a casa de um amigo que mora a 45 min de luas daqui (vou falar sobre o luas num próximo post). A ideia foi cada uma levar algo para comer e passar o dia lá. Alem de mim e meu amigo, foram mais um italiano e um japones, na casa dos nossos amigos africanos. Infelizmente, não houve comida brasileira pois fizemos um bolo chamado Tres Leches que nosso amigo venezuelano nos ensinou (muuuuuito bom). Além do nosso bolo tivemos Carbonara (pasta feita pelo nosso amigo italiano), Chahan (feito pelo nosso amigo japones) e um frango com vegetais (do nossos amigos africanos), tudo muito bom. O dia foi sensacional, mas pra completar, não poderia faltar uma peladinha. Resultado, fiquei com meu pé doendo a semana toda, mas valeu muito a pena, foi demais.

ImagemImagemImagemImagem

 

     Nossa sala está vazia de novo, mas os que ficaram são os melhores, nunca vi a sala tão unida, turminha boa. Ontem, sexta-feira fomos ao cinema para assistir o espetacular homem aranha 2 em IMAX e 3D, mas antes fomos a um restaurante brasileiro onde nossos amigos provaram pela primeira vez a comida brasileira. Nosso amigo japonês adorou a comida e até provou a famosa Coxinha de frango, e eu matei a vontade de um comer um feijão com arroz haha. E o post vai ficando por aqui e eu espero que vocês tenham gostado.

ImagemImagem

 

     Um abração a todos e um bom final de semana.   

É caro viver em Dublin?

     Uma das maiores dúvidas que tive antes de vir foi o preço das coisas, como aluguel, contas, mercado, etc. Pelo fato de estar trocando Yen ( moeda japonesa) pelo Euro, o segredo é não ficar comparando os preços daqui com os do Japão ou da onde você vive. Vamos lá:

Imagem

1- Aluguel

     O aluguel depende muito, localização por exemplo, se você quer um apartamento que fique no centro é óbvio que vai ser mais caro, mas se o apartamento for grande, você pode dividir o apartamento que fica mais barato. Quando você está procurando ap ou casa, tem a opção “Sharing” que seria pessoas procurando para dividir o ap, o preço pode ser razoável porém, pode ser que more 5 pessoas no ap ou até mais, se você não se importa em dividir o quarto com mais pessoas, beleza. Um dica, quando você for procurar um ap, você deve levar em consideração a distância da sua casa até a escola, pois usar transporte público pode ser barato uma vez ou outra, mas todo dia fica caro, aí fica mais fácil pagar um pouco mais de aluguel , morar mais perto da escola e economizar no transporte. No meu caso, moro numa casa em Dublin 8, 20~25 minutos andando até a escola que fica mais ou menos no centro. Na casa moram 3 pessoas contando comigo, e eu divido o quarto com meu amigo, então não tem problema. A casa é humilde, sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Por mês o aluguel fica €316, antes era €250 mas agora subiu, infelizmente. Na minha opinião €300 é um preço bacana para se pagar num ap, acima disso considero caro, mas aí vai da pessoa. Se você está procurando ap, basta colocar no google que aparecem muitos sites que alugam ap, mas o mais conhecido é o daft.ie . Além dos sites, existem muitas páginas no facebook que ajuda bastante não só na procura de ap, mas qualquer outra informação que você precisar. Aliás, foi no facebook que encontrei a casa onde estou morando agora, então fiquem sempre atentos, pessoas entram e saem de Dublin o tempo todo, quando você menos espera, você encontra um ap, então relaxa.

2- Contas

     As contas aqui são a cada 2 meses, só a internet que é todo mês, €45, mas divido para 3 pessoas fica €15 (não é igual do Japão, mas é boa a internet) .Gás a gente paga €10, e dura mais ou menos 2 meses. O gás é uma cartão que a gente recarrega no Centra. Enfim, tudo incluso e mais o aluguel fica uns €370 mais ou menos. Quanto a energia fica mais ou menos 40 pra cada, mas vai ser um pouco mais barato pois nós tomamos banho na academia, então da uma economizada haha.

3- Mercado

     Mercado também depende da pessoa, no meu caso que não sabe fazer quase nada, da pra passar a semana com €15. Agora estou em dieta e estou gastando um pouco mais, mas as coisas no mercado são bem baratos. As vezes verduras e frutas o preço é azedo haha, mas no centro, na Moore St (se eu não estou enganado) é uma rua e tem tipo uma feira, e lá as frutas e verduras são mais acessíveis.

4- Pub e Balada

     Como sabem, Pub aqui é o que não falta, e cada um tem seu preço. Se você gosta de encher a cara, saiba que seu dinheiro vai rapidao, mas tem uma balada aqui onde a maioria vai, chama Dicey’s e lá terça feira as bebidas são €2.50 e de domingo é €3, então se você curti uma baladinha e uma cervejinha já sabe. Ah, e antes das 19:00 não paga para entrar (não sei dizer se é apenas as terça e domingo pois nunca fui lá a não ser nesses dias, desculpa) . O lugar é grande e confortável como todos os lugares aqui em Dublin. Os pubs não são diferentes, mas vivem lotados. No meu caso, não curto muito balada e nem sou muito de beber, mas adoro futebol. Esses dias fomos num pub chamado  The Living Room para assistir o jogo do Real pela Champions league, e o lugar é demais ,várias televisões e até telão, a bebida não é caro, e torcer junto com os amigos e o pessoal é uma experiência inesquecível, sensação inexplicável, vale muito a pena

5- Finalizando

     Só vivendo aqui para saber o que é caro e o que não é. No começo não tem jeito, você vai ficar convertendo pra saber o quanto ta gastando, mas depois… Lojas aqui é o que não falta, mercado também, então pegue um final de semana e vai entrando em tudo conté loja pra conhecer, é a melhor coisa a se fazer. Uma dica é fazer a carteirinha de estudante, pois você tem desconto em quase tudo. Por exemplo, paguei €57.40 na camisa da seleção oficial graças a carteirinha de estudante, então seja lá onde você estiver, na hora de pagar sempre mostre a carteirinha e pergunte se eles aceitam. No final, você vai ter economizado uma graninha boa. 

     E é isso, esse foi o post de hoje. Qualquer coisa, mande sua pergunta no comentário e eu terei o prazer em poder ajudar. As vezes não fui claro o bastante, ou faltou alguma informação então fiquem a vontade para perguntar.

     Desejo a todos um bom final de semana e uma abraçao 

     Bruno,

Welcome to Belfast

    E e galerinha, tudo tranquilo? Hoje vou contar um pouco sobre a viagem que fiz para Belfast (Irlanda do Norte) nesse sábado. Fomos eu, meus flatmates e um classmate com sua namorada para Belfast. Acordei cedo para preparar a mochila, camera, água, tudo que não pode faltar numa viagem e quando deu meio dia, partimos. A viagem durou 2 horas e meia, mas sem bricadeira, que paisagem. Fui daqui até lá fazendo foto, mas sabe como é, fazer foto de dentro do ônibus é F**a, consegui salvar algumas. Tirando as cidades “grandes” a Irlanda é só natureza, e eu simplesmente apaixonei, vontade morar no campo. 2 horas e meia de viagem pareceu 1 hora, pois estava tão entretido que nem vi o tempo passar, quando vi, já estava em Belfast.

ImagemImagemImagem

     Bom, pra que não sabe, a Irlanda do Norte faz parte do reino unido, então tivemos que trocar nosso euro por Libra. Tudo que víamos achávamos caro, mas se não quiser gastar, não precisa. Uma coisa que achei engraçado é que até banheiro público tem que pagar kkk. Tirando isso, a cidade é linda, os prédios são parecidos com os daqui, mas as pessoas são diferentes, se vestem diferente, e lá não tem “mendigo”, pelo menos eu não vi. 

ImagemImagemImagem

     Belfast é uma cidade interessante, mas a atração principal é o tal museu do Titanic. Infelizmente não subimos para ver a galeria, ficamos só no primeiro andar. Para quem tem o cartão de estudante o preço é £14 por aí, para quem não tem é £19. Eu particularmente achei caro, e também não tenho tanto interesse no assunto, mas para quem gosta, o lugar é show. As galerias tudo digital, e a vista lá de cima deve ser demais. Quem sabe na próxima.

Imagem

ImagemImagem

     Ficamos poucos tempo em Belfast, mais ou menos umas 3 horas e meia. Na volta foi a mesma coisa da ida, fotos e mais fotos. Chegamos em casa era 9 e meia. Ao total gastei €32 e na minha opinião, valeu a pena. Se você tem carteira de motorista, alugue um carro, sai bem mais barato, mas como da nossa turma ninguém tinha, ônibus foi a solução.

     E é isso, essa foi minha viagem para Belfast, espero muito que tenham gostado. Agora que vi o quanto é fácil viajar por aqui, pretende fazer outras viagens para conhecer o resto da Irlanda, e claro, vou compartilhar tudo com vocês aqui no blog.

Imagem

     Abraço do Bruno.

Sessão de fotos parte 2

     E ae galerinha, tudo bem com vocês? estamos aí para mais uma sessão de fotos, e dessa vez tentei caprichar mais nas fotos. Ontem o tempo não estava muito bonito, mas pelo menos não estava chovendo, então criei coragem, peguei minha câmera e sai para conhecer mais uma parte de Dublin.

Imagem

     Para começar, Saint Stephen’s Green Park, é um Parque que fica aqui perto de casa e eu nem sabia. O Lugar é lindo e interessante, lago, estátuas, gramado, e cheio de gente. Pais que levam as crianças para brincar, amigos que se reúnem para jogar uma bolinha ou fazer um piquenique, e claro, é um ótimo lugar para levar a namorada. Se eu arranjar alguém aqui, com certeza é pra lá que eu vou haha.

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

     Vale muito a pena conhecer. Se você gosta de fotografia, você vai adorar o lugar, mas atração na cidade é o que não falta, e um exemplo disso é este cara que estava tocando violão na Grafton Street. 

Imagem

Depois, fui andando sem rumo e acabei conhecendo a classe alta da cidade haha pelo menos eu acho que é. 

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

     Durante o passeio pela cidade procuramos um banheiro, não há banheiros públicos como no Japão, entao procuramos algum lugar com banheiro. Depois de muito tempo achamos um prédio lindo e que tinha uma plaquinha lá no fundo indicando um banheiro. Resolvemos entrar e logo que passamos pela porta giratória um cara perguntou se poderia ajudar e meu amigo perguntou sobre o que estava havendo no prédio, e o cara respondeu: Aqui está sendo gravado The X Factor. Aí a gente fez aquela cara de Bunda, agradecemos e saímos do prédio todo besta 😀 foi muito cômico, rimos pra caramba. 

     Esse passeio foi uma experiência incrível, conhecer novos lugares é sempre bom e espero fazer isso mais vezes e claro, compartilhar tudo com vocês. Espero que tenham gostado.

Abraço do Bruno e até a próxima 😀

Sessão de fotos parte 1

     Para quem não sabe, um dos meus hobbies é fazer fotografia, nada profissional, longe disso, simplesmente um passa tempo e uma forma de registrar cada momento dessa nova etapa da minha vida. Aqui vai uma das minhas fotos, não são muitas, mas são as que consegui salvar. Pelo fato da cidade ser lotada de gente, as vezes é difícil conseguir uma imagem limpa, mas cortando aqui e ali, você consegue selecionar umas e outras. 

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

     E é isso, espero que tenham gostado. Com o tempo vou postando mais fotos. Eu ia até fazer umas fotos novas esse final de semana, mas com esse tempo de Dublin, confesso que perdi o animo haha. Já estou pensando em algo bacana para o próximo post, fiquem atentos, pode ser que essa semana ainda saia algo. E é isso aí, até o próximo post. Abraço